Valor Econômico – Quem o Influencia e Por Quem é Influenciado.

O que é VALOR ECONÔMICO, como determinar esse valor e verificar se o mesmo é coerente.

Sandro Torrecillas

Valor Econômico - Fonte Canva.

Valor Econômico de uma empresa, é o termo que nos traduz a capacidade de gerar resultados, independente da estrutura de ativos, enquanto de um bem, pode ser definido pela necessidade que satisfaz.

Nesse artigo vamos tentar trazer à luz quais são as influências que agem diretamente sobre ele e como o atingem, além de onde ele age de maneira mais ativa.

Qual a diferença entre valor e preço?

Valor de mercado, também conhecido como Preço, é o quanto se paga para adquirir determinado bem ou serviço, e, apesar das diferenças normalmente é confundido com Valor Econômico

Enquanto o primeiro se define materialmente, o segundo é definido basicamente pela satisfação que é percebida por quem adquire o produto ou serviço, trazendo algum tipo de satisfação.

Como Calcular o Valor Econômico de uma empresa?

O Valor Econômico é muito importante, e utilizado inclusive, por investidores, como um dos parâmetros que os ajudam a definir se a empresa é segura para receber seus investimentos.

Todo esse cuidado se justifica quando analisamos que o Valor Econômico de uma empresa pode ser definido como a diferença entre o retorno do capital e o custo do capital.

O Valor Econômico e a Taxa SELIC.

A Taxa SELIC é definida pelo Conselho de Política Monetária (COPOM) que se reúne a cada 45 dias, com o resultado divulgado no mesmo dia, porém, a ata é divulgada somente na quarta-feira seguinte.

Ela acaba por influenciar diretamente o valor econômico das empresas, pois sua variação faz com que o custo de empréstimos e financiamentos também variem.

Além disso, os investidores, com a alta da SELIC, normalmente preferem agir no Mercado de Renda Fixa, ao invés de investimentos na cadeia de produção/Mercado de Ações, pois o primeiro está mais atrativo.

Porém, empresas com boa condição financeira, não são totalmente dependentes das variações da Taxa Selic, podendo manter seus investimentos e investidores mesmos em situações adversas.

Valor Econômico x Bolsa de Valores - Fonte Canva.
Valor Econômico x Bolsa de Valores – Fonte Canva.

A Bolsa de Valores Influencia No Valor Econômico das Empresas?

A resposta é NÃO, porém o Valor Econômico das Empresas atua diretamente na Bolsa de Valores, pois é na Bolsa que as ações das grandes empresas são comercializadas.

Quando a empresa possui um bom Valor Econômico, ela se torna atrativa a novos investimentos, e normalmente eles são feitos na Bolsa de Valores, e são uma ótima maneira de e empresa angariar recursos.

Portanto, quando a empresa consegue convencer os investidores de sua estabilidade e oportunidade, eles passam a buscar seus ativos, impulsionando os negócios na Bolsa de valores.

Portanto, a Bolsa de Valores não influencia no valor econômico das empresas, mas o valor econômico pode influenciar na bolsa de valores, aumentando ou diminuindo seu volume de negócios.

Como as Criptomoedas Atuam Internamente nas Empresas.

Criptomoedas são ativos financeiros altamente voláteis e não vinculados aos mercados financeiros tradicionais e estão presentes no dia a dia de muitas pequenas, médias e grandes empresas brasileiras.

Por não serem atreladas a sistemas financeiros tradicionais, as Criptomoedas e a sua alta volatilidade são consideradas investimentos de alto risco, mas que podem proporcionar altos ganhos.

As Criptomoedas também são um meio de pagamento considerado não rastreável, que não permite que as transações tenham determinadas por terceiros sua origem e destino, sendo totalmente sigilosas.

A popularização desse tipo de moeda oportunizou empresas ágeis entrarem nesse mercado aceitando diferentes tipos de criptomoedas como forma de pagamento de seus produtos e serviços.

Essa atitude da empresa pode despertar a atenção de investidores entusiastas desse tipo de ativo financeiro, devidos aos altos ganhos, valorizando a empresa e seu valor de mercado.

Mas dependendo do ramo de atividade da empresa, essa migração dos recebimentos para criptomoedas pode não ser bem visto e causar o efeito contrário, afastando os investidores.

Por esses motivos, causando abertura de novas possibilidades, fugindo de meios tradicionais ditos como seguros

Afinal, o Valor Econômico é um bom índice de referência?

Por se tratar de uma relação explicita de capital, retorno de capital e o custo do capital, o Valor Econômico pode nos transmitir a saúde financeira de uma empresa, ele nos diz qual é o excesso de lucro da empresa.

Em uma simples referência, ele diminui do Lucro Operacional, o custo médio do capital multiplicado pelo valor investido, trazendo nova ótica sobre o ROI e a rentabilidade das operações;

Então, se você quer saber se uma empresa está saudável, dê uma boa olhada no seu Valor Econômico, se está positivo a empresa está ciando valor, se negativo, está se desvalorizando.

Espero poder ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o Valor Econômico, Valor Financeiro e Valor Econômico Empresarial.

Photo of author
Trabalhador no ramo financeiro há 20 anos diretamente e há quase 30 indiretamente. Formado em Gestão Pública. Cetificado CPA20. Ajudo pessoas a entender e organizar suas finanças.