Fatura De Cartão de Crédito: Quais Informações Ela Nos Traz, e Onde Conseguir a Segunda Via.

Quais importantes informações sua FATURA DE CARTÃO DE CRÉDITO traz e como utilizá-las para evitar perdas desnecessárias de dinheiro.

Sandro Torrecillas

Fatura - Fonte Canva.

Fatura é um documento onde são apresentadas transações comerciais realizadas em um determinado período ou em determinado estabelecimento comercial. Normalmente é emitida em compras a prazo ou quando o meio de pagamento é Cartão de Crédito.

A Fatura do seu Cartão de Crédito é um documento muito importante que, além das informações a respeito dos seus gastos, pode trazer informações a respeito dos nichos econômicos onde você utilizou seu cartão, entre outros.

Em sua Fatura, você também pode consultar suas compras parceladas, quantidades de parcelas contratadas, pagas e faltantes para que você quite aquele parcelamento.

Qual a Diferença Entre Boleto e Fatura?

Fatura, basicamente, é o compromisso que você tem, geralmente com uma empresa, de pagamento de valores referentes a contratação de algum bem ou serviço. Na Fatura são discriminados objetos, valores, impostos, etc.

Boleto é o documento através do que é realizado o pagamento de valores, ou seja, é como se você transferisse valores para alguém, e nessa transferência além dos valores, fosse informado quem pagou, e a que se refere aquela transferência.

Como faço para obter a Fatura do meu Cartão de Crédito?

A maneira mais fácil de você conseguir a Fatura do seu Cartão de Crédito é através do aplicativo disponibilizado pela Instituição Financeira. Através do App normalmente você consegue além dos dados financeiros, bloqueio e reemissão do seu cartão.

Mas você também pode conseguir sua Fatura em outros canais de atendimento que sua Instituição Financeira disponibilize para tal, por exemplo:

– E-mail;

– Atendimento Telefônico;

– Chat / WhatsApp;

– Terminais de Autoatendimento;

– Atendimento Presencial.

Fatura Cartão de Crédito - Fonte Canva.
Fatura. Fonte Canva.

O que quer dizer “Crédito na Fatura“?

Crédito é quando você tem valores a receber, ou que você tem valores que podem ser retirados ou utilizados, de acordo com as regras da empresa que disponibilizou o crédito em questão.

Por exemplo, quando falamos em Crédito na fatura do Catão de Crédito, um crédito em sua fatura normalmente significa que ou houve um estorno de compra que já tinha sido lançada a pagar, ou o pagamento da Fatura foi a maior, e te sobrou um crédito.

Já se o crédito ocorreu em sua conta bancária, por exemplo, esse crédito pode ter se originado em um depósito ou transferência feita para sua conta, originando valores a serem retirados ou utilizados por você de acordo com sua preferência.

Por que tem anuidade na minha fatura?

Alguns Cartões de Crédito cobram anuidade para sua utilização. Enquanto outras oferecem Cartões Sem Anuidade.Essa anuidade é um valor cobrado pela Instituição que forneceu o cartão como taxa de administração.

As anuidades eram cobradas parceladas em 4 parcelas, nos quatro primeiros meses de utilização. Atualmente a mensalidade é cobrada em valores menores, mas todos os meses.

Normalmente as instituições que oferecem Cartões Sem Anuidade não oferecem nenhum tipo de Programa de Recompensa, normalmente oferecidos através de programas de pontos ou cashback.

Porém, nada impede que você tente negociar com sua operadora de cartões e tentar obter Isenção de Anuidade. Muitas Instituições isentam seus clientes negociando valores mínimos de gastos mensais no cartão.

Esse tipo de comportamento pode garantir a você isenção total de gastos e permitir que continue usufruindo dos benefícios que a bandeira e variante do seu Cartão de Crédito propiciam, e um Cartão Sem Anuidade.

Qual a Diferença Entre Cartão de Crédito e Cartão de Débito?

Cartão de Crédito é um cartão que permite que sejam feitas compras sem a necessidade de ter valores disponíveis naquele momento, além da possibilidade de parcelar suas compras sem juros.

Cartão de Débito é um cartão que somente permite sua utilização se você tiver dinheiro disponível na conta bancária a qual esse cartão estiver vinculado.

Em outras palavras, para se ter um Cartão de Débito é necessário que se tenha conta em uma Instituição Financeira, enquanto que para se ter um Cartão de Crédito, não existe tal exigência.

A compra com Cartão de Débito também envolve a necessidade de haver saldo em conta, pois no mesmo momento em que a compra é realizada acontece o débito dos valores de sua conta e o crédito na conta do vendedor.

Já quando ocorre a compra utilizando o Cartão de Crédito, não há saída de valores, apenas a promessa de pagamento que deve ser feito na data de vencimento escolhida pelo cliente através da Fatura do Cartão de Crédito.

Photo of author
Trabalhador no ramo financeiro há 20 anos diretamente e há quase 30 indiretamente. Formado em Gestão Pública. Cetificado CPA20. Ajudo pessoas a entender e organizar suas finanças.